Voltar ao topo

O Que é a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg é uma associação civil, com atuação em todo o território nacional, que congrega as Federações que representam as empresas integrantes dos segmentos de Seguros, Previdência Privada Complementar Aberta e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. 

Estrutura da CNseg e Federações

Missão

Contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.

Visão

Ser reconhecida como representante eficiente de um setor segurador privado saudável, inovador e comprometido com a sociedade.

Valores

  • Ética e transparência.
  • Valorização dos Colaboradores.
  • Equilíbrio nas relações com o Consumidor.
  • Solidariedade e Mutualismo.
  • Responsabilidade ambiental, social e de governança.

Objetivos Institucionais

  • Representar perante os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os direitos e interesses dos segmentos de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização;
  • Exercer a representação política e institucional dos setores representados;
  • Promover a permanente defesa dos interesses dos setores representados junto ao respectivo mercado, aos poderes públicos, às instituições da sociedade civil e demais entidades da classe;
  • Atuar na criação e aprimoramento de leis, normas e regulamentos que aumentem a eficiência dos segmentos econômicos representados, mediante interação e cooperação com autoridades e instituições da sociedade civil;
  • Apoiar e desenvolver ações para a implantação de políticas públicas e privadas de interesse dos setores representados;
  • Desenvolver pesquisas, projetos, programas de formação, qualificação e certificação profissional;
  • Promover a divulgação das ações do setor e produzir material para divulgação e aprimoramento da imagem institucional;
  • Gerir o Plano Integrado de Prevenção e Redução da Fraude em Seguro;
  • Atuar nas relações internacionais ligadas aos segmentos representados, podendo participar ou associar-se a organismos e associações internacionais relacionadas com a atividade;
  • Prestar serviços às associadas e a outras entidades, diretamente ou mediante contratação de terceiros, bem como firmar contratos, acordos ou convênios com entidades públicas ou privadas, no interesse dos setores representados;
  • Firmar convênios ou termos de cooperação com entidades afins, com ou sem ônus, voltados para os objetivos institucionais.  

Sede

Sua sede está localizada no Rio de Janeiro, na Rua Senador Dantas, 74-16º andar. Há também o escritório em Brasília, na SCN, Quadra 1, Bloco C, Ed. Brasília Trade Center, Sala 1601 a 1612, onde se encontra a Diretoria de Relações Institucionais.

Estrutura

A CNseg é constituída por uma Assembleia Geral, um Conselho Diretor, um Conselho de Gestão, um Diretor Presidente, um Conselho Fiscal, um Conselho Consultivo e um Conselho Ética.

Enquanto a Assembleia Geral, o Conselho Diretor, o Conselho de Gestão e o Conselho Fiscal são órgãos dirigentes da CNseg, o Conselho Consultivo e o Conselho Ética são órgãos consultivos da entidade.

Clique na imagem para ampliar
organograma_13-06-2019 _1_.jpg

No âmbito interno, a CNseg conta ainda com o suporte de três Comitês que auxiliam as atividades da entidade, permitindo maior integração entre os executivos da Confederação.

  • Comitê Gestor: composto pelo presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, pela diretora de relações de consumo e comunicação, Solange Beatriz P. Mendes, pelo diretor técnico e de estudos, Alexandre Leal, pelo diretor de administração, finanças e controle, Paulo Annes, pela diretora de relações institucionais, Miriam Mara Miranda, e pelo consultor jurídico, Luiz Tavares Pereira Filho. O Comitê Gestor tem por finalidade conferir eficiência e agilidade às decisões de governança corporativa da Confederação.
  • Comitê de Negócios: integrado pelo presidente da CNseg, pelo Presidente da CNsegPar, e pelo Superintendente Executivo de Negócios, o comitê, criado em 2018, tem como objetivo coordenar e acompanhar os projetos desenvolvidos pela Superintendência Executiva de Negócios e o programa de inovação MAR (Marco Antônio Rossi).
  • Comitê Operacional: constituído pelo presidente, pelos diretores e superintendentes da CNseg, tem como objetivo promover a coordenação entre as áreas para que juntas produzam o melhor resultado. Os diretores executivos das Federações associadas são convidados a participar, conforme interesse nos assuntos.

Além dos referidos Comitês estratégicos, a CNseg conta também com um Comitê de Estudos do Mercado (CEM), integrado por representantes da Confederação, das quatro Federações associadas, da Funenseg e da PUC-Rio, coordenado tecnicamente pela Superintendência de Estudos e Projetos da Confederação. O CEM tem como objetivo debater o cenário econômico e político brasileiro e seus eventuais impactos no ambiente de negócios do setor de seguros, propor a realização de estudos e análises que auxiliem no alcance dos objetivos estratégicos da Confederação, ao disponibilizar estatísticas e informações às empresas associadas e ao público em geral.

A CNseg também coordena os trabalhos de Comissões Temáticas de interesse comum, compostas por profissionais indicados pelas Federações associadas e pela própria CNseg, que voluntariamente se dispõem a trocar experiências e debater ideias em prol de um mercado eficiente, ágil e eficaz.

As Comissões Temáticas são um importante fórum de discussão sobre as questões técnicas e regulatórias de interesse geral do mercado segurador, nos segmentos de seguro, resseguro, previdência complementar aberta, saúde suplementar e capitalização.

Com característica primordialmente consultiva, todas as deliberações e recomendações das Comissões Temáticas são supervisionadas pela Diretoria competente e estão condicionadas à aprovação do Conselho Diretor.

Cada Comissão está vinculada a uma Superintendência da CNseg e conta com um presidente, profissional experiente e comprometido com as boas práticas, eleito pelo Conselho Diretor, com base numa lista tríplice composta por integrantes escolhidos dentre aqueles profissionais que compõem a Comissão. O superintendente da área é o responsável pela coordenação e condução dos trabalhos.

A competência, a composição, o funcionamento e as atribuições das Comissões Temáticas da CNseg encontram-se sistematizadas em Regimento Interno.

 

Lista de arquivos

Data
Nome
Categoria
Download
21/12/2018
Estatuto da CNseg
Institucional