Voltar ao topo

25 de Setembro - Dia Nacional do Trânsito

Data foi lançada em 1997 para aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito

25 de Setembro de 2019 - Educação

O Brasil comemora em 25 de setembro o Dia Nacional do Trânsito, efeméride criada em 1997, com a promulgação do Código Nacional de Trânsito, tendo como objetivo intensificar a conscientização sobre o comportamento seguro de motoristas e pedestres.

Passados mais de 20 anos, o trânsito ainda é uma das principais causas de morte no Brasil, que está em quinto lugar entre os países com mais vítimas fatais no deslocamento de automotores, segundo dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outra importante fonte de informações sobre o trânsito é a Seguradora Líder DPVAT, administradora de Seguro DPVAT que acaba de lançar o Relatório Especial – 10 anos – Taxa de Mortalidade no Trânsito. Em 2018, aponta o Relatório, o Seguro DPVAT pagou 18 indenizações por morte para cada 100 mil habitantes. Como comparação, a taxa de mortalidade por crimes violentos, como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte no Brasil foi de 24,75 no mesmo ano.

Nos últimos dez anos, foram pagas mais de 485 mil indenizações do seguro obrigatório por morte, sendo as motocicletas as principais responsáveis. De 2009 para 2018, o veículo de duas rodas foi o único a apresentar aumento de sinistros pagos por morte, saltando de 16.974 para 18.955 benefícios.

Ainda segundo os dados do relatório do DPVAT, os principais atingidos pelos casos fatais são motoristas. Em 2018, eles somaram mais de 21 mil (ou 55%) indenizações por morte. O sexo masculino também predomina, somando 82% dos pagamentos destinados à cobertura no ano passado. Quando analisada a faixa etária, os jovens de 18 a 34 anos foram os que mais morreram, com 39% (15.045) dos sinistros pagos por morte pelo Seguro DPVAT no último ano. A maioria dos acidentes ocorreu no horário do anoitecer (17h às 19h59).

Outra instituição que atua para aumentar a segurança no trânsito brasileiro é o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), responsável pelo Programa Maio Amarelo, que produz periodicamente uma série de materiais para a promoção de um trânsito mais seguro, como é o caso do vídeo abaixo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS