Voltar ao topo

As mudanças climáticas poderiam tornar o seguro muito caro para pessoas comuns

Leia esta e outras matérias da última edição do Boletim GFIA

03 de Abril de 2019 - GFIA

Boletim de Monitoramento | 27 de março de 2019

Entre as matérias desta edição do Boletim GFIA, a referente ao Jornal The Guardian repercute relatório da Munich Re que afirma que as mudanças climáticas poderiam tornar o seguro muito caro para pessoas comuns.

De acordo com o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, “as mudanças climáticas agravam a potencialidade de eventos catastróficos e a frequência com que ocorrem. Episódios como o incêndio devastador que atingiu o estado da Califórnia no final do ano passado são uma das muitas provas que as mudanças climáticas não são mais apenas um conceito, são uma ameaça real. Como administradora dos riscos que lhe foram  transferidos pelos segurados, do ponto de vista tecnico-atuarial as seguradoras agravam as tarifas se o local traz mais riscos para o empreendimento ou pessoas.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 19 de março, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou sua Pesquisa sobre os Riscos Relevantes em 2018, que revelou que muitas pessoas estão insatisfeitas com os serviços e benefícios públicos.
  • No dia 20 de março, a Câmara de Comércio dos EUA e a Câmara Americana de Comércio publicaram o estudo Transatlantic Economy 2019, que documenta a força da economia transatlântica.
  • Em 20 de março, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou um discurso de seu vice-diretor geral, Alan Wolff, sobre como uma crise bem administrada pode levar a um resultado positivo, que ele apresentou no Fórum Oficial de Instituições Financeiras e Monetárias em Londres. .
  • Em 22 de março, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um documento de trabalho que introduz um novo banco de dados abrangente de políticas macroprudenciais, que combina informações de várias fontes sobre 134 países desde janeiro de 1990 a dezembro de 2016.
  • No dia 25 de março, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) publicou um discurso de seu secretário-geral, Jonathan Dixon, sobre os importantes anos que se avizinham para a IAIS.
  • Em 25 de março, o FMI publicou as declarações de abertura de sua diretora administrativa, Christine Lagarde, sobre a tributação das empresas na economia global, que ela entregou no Instituto Peterson de Economia Internacional, em Washington.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

Como você segura um carro sem motorista? (CNN Business) Gigantes de tecnologia e montadoras estão investindo bilhões de dólares para desenvolver carros sem motoristas que prometem tornar as estradas mais seguras. Mas quem pagará quando um acidente acontecer?

O governo poderá iniciar um plano para acesso a dados de serviços e reparos de veículos (Asia Insurance Review) O governo está estudando o projeto de um esquema obrigatório para acesso a informações de serviços e reparos de veículos automotores. O objetivo é permitir que os consumidores tenham seu veículo consertado pelo reparador de sua escolha, que pode…

“Riscos de “Dark Privacy” estão logo ali”, adverte especialista cibernético (Commercial Risk Europe - Registre-se gratuitamente para ler este artigo) A “Dark Privacy”está prestes a se tornar um dos maiores riscos para os negócios, conforme dados são cada vez mais usados ??para influenciar o comportamento humano. O especialista em cibersegurança ...

A digitalização do setor de resseguros tem que acontecer, diz Jon Sullivan, da Brit (Reinsurance News) Jon Sullivan, vice-diretor de Subscrição (CUO) da Brit, recentemente conversou com a Reinsurance News sobre uma série de tendências de mercado, incluindo as renovações, avanços e interrupções tecnológicas, mudanças climáticas ...

O sucesso com a IoT começa com a compreensão do 'Gerenciamento de Coisa' (Seguro Digital) Alguns chamam a Internet das Coisas industrial da próxima revolução industrial, trazendo mudanças e melhorias drásticas para quase todos os setores. Mas, para ter certeza, é uma grande pergunta: como as organizações podem gerenciar todos os novos…

O acordo Amazon-Travelers: disruptivo, ou não? (Revista de Negócios de Seguros) A parceria da Amazon com a Travelers - por meio da qual os clientes da Travelers podem comprar os produtos domésticos inteligentes do varejista com desconto - parece ser pouco mais do que um jogo típico de expansão do cliente…

Macroeconomia e Resseguro

Banco Central propõe nova agência de seguro de depósitos (Asia Insurance Review) O Financial Stability Board do banco central da China apresentou uma proposta aos legisladores para estabelecer uma agência independente de seguro de depósitos cobrindo instituições financeiras que aceitam depósitos do…

China estuda nova rodada de abertura do setor financeiro (Reuters) O regulador bancário e de seguros da China está estudando uma nova rodada de medidas de abertura para o setor financeiro do país, com o objetivo de atingir maior acesso e estabilidade. O regulador disse no sábado ...

Os premios MTPL deverão aumentar 17-20% (Asia Insurance Review) Os premios do seguro obrigatório de responsabilidade civil (MTPL) deverão aumentar até 20% no novo ano fiscal com início em 1 de abril…

Outros

As mudanças climáticas poderiam tornar o seguro muito caro para pessoas comuns - Relatório (The Guardian) Segundo um Relatório divulgado pela Munich Re, a maior empresa de resseguros do mundo, o aumento dos prêmios pode se tornar uma questão social…

Os economistas alertam que o "pensamento de grupo" pode prejudicar os resultados da previdência (Investimento e pensões na Europa) A diversificação dos riscos de investimento pode aumentar as chances de todos fundos de pensão terem que reduzir benefícios ao mesmo tempo, afirmaram economistas holandeses...

CONTEÚDOS RELACIONADOS