Voltar ao topo

Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania realiza encontros de acolhimentos para seus líderes

Os encontros foram promovidos em parceria com o Instituto Ação Pela Paz, organização que possui o apoio da CNseg

22 de Maio de 2020 - Instituto Ação Pela Paz

A ADIGO Desenvolvimento, consultoria que atua com base na doutrina filosófica da antroposofia, em parceria com o Ação Pela Paz, apoiado pela CNseg, ofereceu recentemente, em caráter voluntário, duas reuniões on-line de acolhimento para a equipe da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo.

A ideia foi criar um espaço de escuta, fala e reflexão sobre os impactos emocionais da atual pandemia, acolhendo as lideranças da CRSC, ouvindo os seus anseios e necessidades, com o intuito de ampliar a compreensão do que estamos vivendo e possibilitar novas ideias para atuar com as equipes. Segundo Mauro Bitencourt, coordenador da Coordenaria de Reintegração Social e Cidadania, “foi uma oportunidade ímpar estarmos juntos, mesmo que de forma virtual, dividindo nossos anseios, preocupações e, o mais importante, nossa esperança de dias melhores”.

REFLEXÃO

O primeiro encontro, conduzido pela consultora e facilitadora Madga Santana, foi um momento de acolhimento do grupo. Divididos em trios, os 31 participantes foram convidados a pensar e falar sobre seus medos e necessidades.

Para Mary Balmiza, servidora da CRSC e uma das participantes, “foi legal estar presente e poder ouvir meus colegas de trabalho, trocar experiências desse período de isolamento, saber que não estamos sozinhos nesse momento de incertezas, que todos estão preocupados e se cuidando da maneira que podem. Acho que as pessoas se tornam mais unidas e solidárias quando dividem seus medos”.

Após compartilharem o que foi conversado nos grupos, as lideranças refletiram e se expressaram por meio de desenhos, cores e formas sobre o que o mundo está exigindo delas neste momento.

“O primeiro encontro foi uma reunião de acolhimento, com o objetivo permitir ao grupo trazer suas preocupações e sentimentos sobre o que estão vivendo”, comenta Magda.

APOIO

O segundo encontro girou em torno de como cada um pode acolher e apoiar a sua equipe neste cenário de pandemia. Na primeira reunião, os participantes foram levados a refletir sobre si para que, em um outro momento, pudessem pensar em formas e ações para acolherem seus times e pares de trabalho.

“Como apoiar minha equipe na pandemia?” foi a pergunta que norteou o encontro. A reunião contou com a participação de Jaime Moggi, Marcos Thiele e Rosana Sun, consultores da ADIGO. Eles refletiram sobre questões levantadas pelas lideranças, contando sobre suas experiências e algumas histórias.

“Acolher as lideranças da CRSC em um momento de pandemia, foi uma ação importante e generosa de Magda, da consultoria ADIGO Desenvolvimento. Ela realizou e facilitou os encontros on-line de forma simples, mas profunda”, refletiu Claudia Cardenette, diretora Administrativa do Ação Pela Paz, que acompanhou e participou das reuniões.

Esse é um dos papeis do Ação Pela Paz: apoiar as lideranças da Secretaria da Administração Penitenciária, para que possam também apoiar suas equipes, seus beneficiários, as pessoas privadas de liberdade e egressas prisionais.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS