Voltar ao topo
Programa de Educação em Seguros

Dia do Consumidor reafirma direitos fundamentais na relação de consumo

Em seus valores, CNseg mantém compromisso com a ética, transparência e respeito pelo consumidor.

13 de Março de 2020 - CNseg

 

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março e tem origem em um discurso feito na mesma data, no ano de 1962, pelo ex-presidente norte-americano John F. Kennedy. Na ocasião, o político defendeu direitos fundamentais para os consumidores, como ser ouvido e ter acesso à informação. Em 1985, a ONU adotou a data como Dia Mundial do Consumidor para reconhecer e legitimar o feito do antigo mandatário.

Além disso, a Organização criou diretrizes para aprimorar as relações de consumo ao redor do mundo. O Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no Brasil em 1991, é um exemplo. A data serve, portanto, para lembrar a população de seus direitos e também às empresas e instituições da importância de respeitar as leis que protegem seus clientes.

Na Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), celebramos a data e reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e o respeito pelo consumidor. Em nosso portal, você pode acessar o Glossário do Setor Segurador, os Livretos de Educação em Seguros, Relatório de Ouvidorias e a Comissão de Relações de Consumo.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS