Voltar ao topo

Insurtech deve revolucionar a coleta de dados, segunda análise da Fitch

Confira esta e outras notícias no Boletim GFIA

27 de Março de 2019 - GFIA

Boletim de Monitoramento | 19 de março de 2019

Entre as matérias dessa edição do Boletim GFIA, a da Reinsurance News afirma que Insurtech deve revolucionar a coleta de dados, segunda análise da Fitch. E, sobre essa questão, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirma que “as possibilidades de melhoria de processos no mercado segurador são quase infinitas. Nesse sentido, as insurtechs surgem como uma oportunidade, não como uma ameaça, pois podem ajudar as seguradoras a otimizar processos, rotinas e transações entre os participantes do mercado.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 12 de março, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou um discurso de seu vice-diretor-geral, Alan Wolff, no qual ele expôs oito razões para otimismo em relação ao futuro do sistema multilateral de comércio.
  • Em 13 de março, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou o discurso de abertura de Tobias Adrian, diretor de seu departamento de mercados monetários e de capitais, que ele entregou na Conferência de Rabat sobre a Agenda Fintech de Bali.
  • Em 13 de março, o FMI publicou um livro sobre o futuro do mercado de títulos da China.
  • Em 14 de março, o Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) publicou procedimentos para a quarta rodada do GAFI de combate à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento de avaliações mútuas de terrorismo.
  • Em 15 de março, o Financial Stability Board (FSB) publicou uma carta dos co-presidentes do Grupo Diretor do Setor Oficial do FSB (OSSG), incentivando a Associação Internacional de Swaps e Derivativos (ISDA) a continuar seu trabalho na robustez contratual dos derivativos a riscos de determinação da taxa de juros.
  • Em 18 de março, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um estudo sobre as tendências do comércio de produtos falsificados e pirateados.
  • Em 18 de março, o FMI publicou um documento de trabalho sobre o impacto do envelhecimento rápido e da reforma previdenciária na poupança e na oferta de mão-de-obra.

Recortes de Imprensa

GFIA na mídia

GFIA destaca desafios para o crescimento responsável do mercado cibernético (Reinsurance News) A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA) disse que, enquanto o mercado de seguros cibernéticos continua a crescer de forma responsável, há desafios que devem ser abordados ...

Tecnologia

Revelado - o novo problema que está impactando o seguro cibernético (Insurance Business Magazine) Parece que a cada semana há uma nova maneira dos hackers explorarem negócios, roubarem dados e causarem interrupção nos negócios…

A tecnologia é a chave para fechar a lacuna de proteção da ASEAN, de acordo com um relatório (Reinsurance News) Novas tecnologias digitais representam o remédio mais promissor para fechar a significativa lacuna de proteção de seguro de danos no Sudeste Asiático, de acordo com os resultados do relatório Insurance Pulse 2018 da ASEAN, conduzido por Alms & Company and Malasyan Re...

Os clientes do banco compartilhariam mais dados por mais benefícios: relatório (Reuters) A maioria dos consumidores no mundo compartilharia mais dados pessoais com bancos e seguradoras em troca de serviços mais baratos, apesar das preocupações com privacidade, de acordo com um estudo da Accenture Plc divulgado na quinta-feira...

O impacto da IA e das tecnologias da informação no estresse do trabalhador (VoxEU.org) A adoção de novas tecnologias de informação, como a IA, em mais locais de trabalho está influenciando não apenas o emprego e os salários, mas também o bem-estar do trabalhador, como satisfação no trabalho, estresse e saúde...

O "achismo" supera frequentemente dados reais na condução de decisões de negócios, diz Forrester (Digital Insurance) Há uma lacuna alarmante na ativação de dados nas organizações hoje, e apesar do investimento contínuo em pessoas, dados e tecnologia, normalmente muitas decisões de negócios são tomadas pela intuição ou opinião em vez de usar dados ...

Esse cenário global de ransomware mostra o quão vulnerável as empresas estão aos ataques mal-intencionados de malware (Risk & Insurance) Um ataque de ransomware global poderia causar perdas econômicas de quase US $ 193 bilhões, e apenas 14% seriam cobertos pelo seguro…

Risco cibernético que as multinacionais enfrentam na África (Commercial Risk Europe - Registre-se gratuitamente para ler este artigo) O Cyber, juntamente com os riscos de crédito político e comercial, lidera uma nova pesquisa multinacional de riscos divulgada pela Chubb Insurance South Africa, em colaboração com a Commercial Risk Africa…

Insurtech deve revolucionar a coleta de dados, segunda análise da Fitch (Reinsurance News) O maior impacto de curto prazo da InsurTech será sua capacidade de revolucionar a forma como as seguradoras coletam, acessam e analisam dados, acreditam os analistas da Fitch…

A IA irá assumir o seu trabalho - talvez (Politico) Do mundo da arte ao exército, as máquinas estão mudando a maneira como trabalhamos ...

Novos modelos de negócios de seguros via blockchain (Bloomberg) A Blockchain está empurrando a indústria global de seguros a todo vapor para o próximo estágio de sua transformação digital. Com o aumento da eficiência de custos sendo um objetivo primordial em 2019, novas combinações de tecnologia se tornarão cada vez mais proeminentes à medida que as seguradoras digitalizam…

Americanos ainda temem carros autônomos (Bloomberg) Os passageiros que em breve poderão ser solicitados a pagar por passeios e entregas sem motorista continuam cautelosos com a nova tecnologia…

Macroeconomia e Resseguro

Organismos das Bermudas, incluindo ABIR, BDA e BIMA, buscam a remoção da lista negra de impostos (Intelligent Insurer) Grupos da Bermudas, incluindo a Associação de Seguradoras e Resseguradoras de Bermudas (ABIR), prometeram apoiar os esforços do governo das Bermudas para retirar o país do Lista negra da UE...

CBIRC acelerará a finalização da regulamentação sobre o investimento de capital das seguradoras (Asia Insurance Review) O CBIRC se esforçará para acelerar a implementação de um novo regulamento relacionado com a gestão dos investimentos de capital dos fundos de seguro, de acordo com o Sr. Zhou Liang, vice-presidente do CBIRC…

Regulador rejeita proposta para adquirir apenas resseguradora local privada (Asia Insurance Review) O IRDAI rejeitou a proposta do bilionário indiano Indian Wat Watana de adquirir a ITI Reinsurance, que atualmente é a única resseguradora doméstica de capital fechado, dizem pessoas com conhecimento do assunto…

Redux de Marte ou Mercúrio: A geopolítica dos acordos comerciais bilaterais (VoxEU.org) Tanto a economia quanto a geopolítica são importantes para os acordos comerciais. Em particular, pactos de defesa aumentam a probabilidade de um acordo comercial entre um par de países em até 20 pontos percentuais…

Outros

Mão de mulher serrada como parte da tentativa de fraude de seguro (Insurance Business Magazine) O esforço de fraude custa-lhe um braço literal e uma perna figurativa…

Seguradoras usaram Fusões e Aquisições em 2018 para dinamizar negócios e construir escala, de acordo com estudo (Insurance Business Magazine) Seguradoras e resseguradoras usaram fusões e aquisições em 2018 para abandonar operações de negócios não essenciais e adquirir entidades complementares, de acordo com um novo estudo da firma de gestão de investimentos Conning…

CONTEÚDOS RELACIONADOS