Voltar ao topo

Investimentos crescentes e arrecadações de prêmios geram crescimento para as principais seguradoras asiáticas

Leia esta e outras notícias na última edição do Boletim GFIA

20 de Maio de 2019 - GFIA

 

Entre as matérias nessa edição do Boletim GFIA, destaque para a da Asia Insurance Review, que aponta que os investimentos crescentes e arrecadações de prêmios geram crescimento para as principais seguradoras asiáticas. A esse respeito, contextualizando para nossa realidade, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano afirma que, “apesar das ameaças que pesam sobre a economia mundial e um cenário desafiador para o Brasil, o setor de seguros têm mantido uma de suas principais características: a resiliência. Um mercado de segurador forte é essencial ao desenvolvimento do país, principalmente em cenário de redução da presença do Estado em setores como saúde, previdência e desenvolvimento de infraestrutura.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 7 de maio, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um documento de trabalho sobre fricções financeiras e efeitos estimulantes do corte temporário de impostos corporativos.
  • Em 7 de maio, o Grupo de Ação Financeira GAFI publicou os resultados do seu Fórum Consultivo do Setor Privado de 6 a 7 de maio em Viena, organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
  • Em 9 de Maio, o Grupo Consultivo Regional do FSB do Financial Stability Board (RCG) para a Europa publicou os resultados de uma reunião em Bucareste organizada pelo Banco Nacional da Romênia, que discutiu inteligência artificial e vulnerabilidades financeiras.
  • Em 10 de maio, o FSB publicou as observações do seu secretário-geral Dietrich Domanski em “Cybersecurity: encontrando respostas para as ameaças globais”, que ele entregou na conferência G7 de 2019 sobre segurança cibernética em Paris.
  • Em 13 de maio, o FMI publicou um documento de política que propõe a atualização do Código de Transparência de Políticas Financeiras e Monetárias (MFPT) de 1999.

Recortes de Imprensa

GFIA na mídia

Organismo global de seguros apoia o foco do G20 no envelhecimento da sociedade (Asia Insurance Review) Com mais países experimentando aumento da expectativa de vida e aumento da população idosa, a Federação Global de Associações de Seguros (GFIA) anunciou seu forte apoio a presidência japonesa do grupo dos 20 (G20) e seu enfoque da Presidência na sociedade em envelhecimento…

Também noticiado por: Actuarial Post e Inese

Tecnologia

Vídeos Deepfake - uma crescente ameaça cibernética para clientes corporativos (Insurance Business Magazine) Deepfakes são vídeos falsos ou gravações de áudio feitas para parecer autênticas com a ajuda da tecnologia de inteligência artificial (IA)…

Como as seguradoras de saúde estão equilibrando o engajamento do paciente, segurança de dados (Digital Insurance) As seguradoras de saúde estão estabelecendo maneiras inovadoras de fornecer melhores cuidados e melhorar a experiência geral do paciente, de acordo com os planos de seguro de saúde da América.

Regulador encoraja mais inovação FinTech (Asia Insurance Review) A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) planeja desenvolver medidas abrangentes de reforma até junho, a fim de estimular a inovação tecnológica no setor financeiro e criar um ecossistema onde as start-ups da FinTech não têm restrições para experimentar …

Os 5 elementos-chave para uma transformação digital bem-sucedida (Digital Insurance) As empresas que dominam a capacidade de mudar rapidamente compartilham um denominador comum: a tecnologia está transformando seus negócios. A tecnologia pode ser um mecanismo transformador que dá à sua organização o poder de aprender, adaptar e…

Investir ou focar na IA não garante sozinho o sucesso (Digital Insurance) Dois artigos da recente edição impressa do Financial Times destacam a oferta simultânea de promessa e perigo que a IA traz. Um artigo descreve a ascensão meteórica de uma start-up; o outro o fracasso de outro ...

4 techs que podem transformar agentes em disruptor digital (Digital Insurance) Há 20 anos, pareceria altamente improvável que você pudesse desintermediar uma cadeia de lojas de varejo e esperar que uma quantidade enorme de placas de papel branco chegue à sua porta no dia seguinte, simplesmente falando as palavras “Alexa, por favor me envie 144 10 e 3/4 de polegada…

A mídia social publica fraudadores de seguros (Insurance Business Magazine) A maioria das pessoas publica em mídias sociais sem pensar duas vezes nos dias de hoje. Fazer check-in em um restaurante no Facebook, compartilhar um pensamento no Twitter, compartilhar um momento de férias no Instagram…

Macroeconomia e Resseguro

Investimentos crescentes e arrecadações de prêmios geram crescimento para as principais seguradoras (Ásia Insurance Review) Os relatórios divulgados recentemente do 1T2019 de cinco principais seguradoras listadas, China Life Insurance, Ping An Insurance, China Pacific Insurance, Xinhua Insurance e People's Insurance Company of China (PICC), revelaram positivo…

Regulador indiano cancela a licença da ITI Re após não iniciar negócios (Reinsurance News) A Autoridade de Regulamentação e Desenvolvimento de Seguros da Índia (IRDAI) moveu-se para cancelar a licença da ITI Reinsurance para realizar negócios de resseguro depois que a empresa não iniciou as operações…

Guerra comercial lidera lista de riscos globais, Oxford Economics diz (Bloomberg) O destino da economia global está nas mãos de Washington e Pequim ...

Outros

Big Brother está assistindo - um aviso de seguro (Insurance Business Magazine) De acordo com um recente relatório de risco político e terrorismo da AON, 80% de todos os incidentes de terrorismo em 2017 foram direcionados a empresas…

Por que as seguradoras e segurados precisam entender os custos de reconstrução (Insurance Business Magazine) No ano passado, a Califórnia experimentou o maior incêndio, o incêndio mais letal e o incêndio mais destrutivo de sua história, segundo a CoreLogic, e as perspectivas de risco de incêndios florestais provavelmente não melhorarão os anos vindouros como ambientais ...

Como os testes de estresse falham (VoxEU.org) Os testes de estresse nos bancos nos EUA foram uma ferramenta importante para salvar bancos na Grande Recessão…

Risco global: Preparando-se para o inesperado (Insurance Business Magazine) Como sua organização reagiria se suas pessoas ou instalações no exterior tivessem repentinamente de lidar com um risco ou incidente totalmente inesperado?

82% das seguradoras dizem que a recessão está chegando. Mas o que isso significará?  (Risk and Insurance) A economia dos EUA está preparada para uma recessão em 2020 ou 2021, de acordo com 82% dos chefes de investimentos das maiores seguradoras do mundo…

A bomba populacional está fracassando, mas isso não salvará o planeta (Bloomberg) A engenhosidade humana frustrou as previsões anteriores de desastre induzido pelo crescimento populacional. Agora que o crescimento populacional está diminuindo, ainda é engenho que precisamos ...

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS