Voltar ao topo

Nos próximos cinco anos, a União Europeia deverá reforçar ações protecionistas para defender os interesses do bloco

Confira esta e outras matérias no Boletyim GFIA

13 de Janeiro de 2020 - GFIA

Boletim de Monitoramento | 07 de Janeiro de 2020

O site Politico.eu publicou recentemente matéria afirmando que, nos próximos cinco anos, a União Europeia deverá reforçar ações protecionistas para defender os interesses do bloco. Sobre o tema, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “apesar da projeção protecionista da União Europeia para os próximos anos e das tensões comerciais entre China e Estados Unidos, as duas maiores economias do mundo, o Brasil tem seguido o caminho inverso e aberto mais portas para o mercado internacional. Vejo com bons olhos a meta do governo de, através do multilateralismo, ampliar a participação do comércio exterior no PIB brasileiro para 30% ao fim de 2022. Toda a cadeia de importação e exportação necessita da proteção do seguro, de forma que a expansão comercial tem papel relevante para a expansão do nosso setor.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 18 de dezembro, a Força Tarefa de Ação Financeira (FATF) publicou sua mais recente tabela consolidada de classificação e avaliação.
  • No dia 18 de dezembro, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou uma declaração de seu Secretário-Geral, Angel Gurría, sobre os resultados da COP 25.
  • No dia 19 de dezembro, a Willis Towers Watson publicou um artigo sobre os riscos de inundações pelos impactos das mudanças climáticas.
  • No dia 23 de dezembro, a OCDE publicou uma análise dos relatórios de 2018 sobre o intercambio de informações sobre decisões fiscais.
  • No dia 02 de Janeiro, Willis Towers Watson publicou um post em seu blog sobre o porquê da mudança climática ser um risco particularmente desafiador para os Diretores de Risco estratégicos (CROs).

Recortes de Imprensa

Tecnologia

Modelos devem evoluir para enfrentar o crime cibernético silencioso(Actuarial Post) A grande pressão sobre seguradoras para identificar o chamado risco “cibernético oculto” em produtos tradicionais devem levar a mudança na maneira como as ferramentas de modelagem cibernética do setor são construídas…

Vale a pena o seguro de telefonia móvel (Actuarial Post) Neste Natal, milhares de pessoas estão dando ou recebendo de presente novos celulares custando até £1.500 libras. A Defaqto avalia se o seguro de telefone celular ou seguro residencial tem o melhor valor...

Dois em cada cinco antecipam a necessidade de aprender novas habilidades para se adaptar (Actuarial Post) Empregados estão cautelosos (29%) e incertos (21%) sobre a perspectiva de automação do local de trabalho, de acordo com uma nova pesquisa da Canada Life Group Insurance. Mais de dois em cada cinco (44%) antecipam a necessidade de aprender novas habilidades para se adaptar e sobreviver em um mundo automatizado...

Nova tecnologia abre oportunidades para o seguro de PME: Goldman Sachs (Reinsurance News) Desenvolvimentos tecnológicos estão permitindo que as grandes empresas de seguros e resseguro superem desafios que anteriormente os impediam de fazer mais incursões no espaço do pequeno e médio empresário (SME), segundo a Goldman Sachs…

Mercado das Bermudas aumenta três vezes os prêmios cibernéticos em 2018 (Reinsurance News) Um novo relatório da Autoridade Monetária das Bermudas (BMA) mostra que as seguradoras nas Bermudas aumentaram seus prêmios cibernéticos quase três vezes em 2018, com $1,5 bilhões de prêmios líquidos emitidos…

Encontrar novos talentos é essencial para o avanço da insurtech: EY (Reinsurance News)

As seguradoras e resseguradoras concordam que encontrar novos talentos é fundamental para aumentar o investimento em tecnologia e transformação digital, mas atrair e reter exigirá uma melhor comunicação e abordagens mais centradas ao cliente, de acordo com analistas da EY…

Seu corpo é um passaporte (Politico) Um século após a introdução da identificação com foto, os passaportes estão dando lugar a perfis com risco biométricos…

Macroeconomia e Resseguro

Regulador estabelece meta para 2025 para desenvolvimento de alta qualidade do setor de seguros (Asia Insurance Review) O Banco da China e o regulador de seguros divulgou uma diretriz que visa o desenvolvimento de alta qualidade dos dois setores nos próximos anos…

Aí vem o protecionismo europeu (Politico) Os próximos cinco anos da UE serão de políticas para defender os interesses do bloco...

Lucros do setor de seguros geral indiano caem 90% (Insurance Business Magazine) O mercado geral de seguros da Índia registrou uma queda de quase 90% nos lucros após os impostos, de acordo com a Autoridade de Regulamentação e Desenvolvimento de Seguros da Índia (IRDAI)…

10 mudanças que a IRDAI propôs em 2019 para tornar o seguro de automóvel um produto mais simples (The Economic Times of India) Este ano, uma categoria de seguro para terceiros específica para veículos elétricos (VEs) foi criada. Além disso, para aumentar a venda de VEs, o prêmio do seguro automóvel para terceiros de veículos elétricos é emitido com um desconto de 15%…

Os neozelandeses merecem linguagem mais clara nos seguros (Insurance Business Magazine) “Por favor, facilite a redação das apólices para (a) ler e (b) entender. Certamente minha apólice de seguro não precisa ser o motivo do sacrifício de uma dúzia de pinheiros”...

Arábia Saudita proíbe atividades de seguro e resseguro na mesma empresa (Reuters) A Agência Monetária da Arábia Saudita (SAMA) proibiu combinar atividades de corretagem de seguros e resseguros na mesma empresa, efetivas imediatamente, disse em comunicado na quinta-feira ...

Regulador cria grupo para estudar o escopo de investimento das seguradoras (Asia Insurance Review) O regulador de seguros da Tailândia formou um grupo de trabalho para estudar a expansão do escopo dos investimentos das seguradoras, a fim de enfrentar os desafios de um ambiente persistente de taxa de juros baixa...

Outros

Desaceleração econômica e taxas de juros baixas ameaçam crescimento de seguro e resseguro: Swiss Re (Reinsurance News) Com um crescimento econômico global baixo, em combinação com um persistente ambiente de taxas de juros baixas negativas, provavelmente impactarão a demanda do setor de seguros e a sua rentabilidade nos próximos dois anos, de acordo com o último relatório sigma feito pela Swiss Re…

Perdas globais seguradas por catástrofes estão bem abaixo da média em US $ 56 bilhões: Swiss Re (Reinsurance News) Estimativas preliminares do Swiss Re Institute sugerem que as perdas econômicas totais de desastres naturais e causados pelo homem foram de cerca de US $ 140 bilhões em 2019, dos quais US $ 56 bilhões foram cobertos por seguros e resseguros...

RIMS nomeia presidente em 2020 (Asia Insurance Review) A RIMS, a sociedade de gestão de riscos, nomeou a diretora de operações de seguros do Airbnb, Laura Langone para liderar como presidente, para o mandato de 2020, a partir de 1º de janeiro. Ela terá como sucessora outra presidente, a diretora de gerenciamento de riscos da Pinnacle Agriculture Distribution e Seguro Gloria Brosius…

O ASG é agora a principal prioridade para investidores millenium (The Actuary) Critérios ambiental, social e de governança (ASG) são agora a principal prioridade para investidores millenium em todo o mundo, de acordo com pesquisas do Grupo de Vere …

CONTEÚDOS RELACIONADOS