Voltar ao topo

Os desafios enfrentados pelos diferentes segmentos do setor de seguros devido ao Covid-19

Leia este e outros conteúdos sobre o mercado segurador internacional no Boletim GFIA

18 de Maio de 2020 - GFIA

Boletim de Monitoramento |15 de maio de 2020

A empresa internacional de consultoria Willis Towers Watson publicou recentemente uma atualização da “Insurance Marketplace Realities Spring”, que aborda os desafios enfrentados pelos diferentes segmentos do setor de seguros devido ao Covid-19. A publicação afirma que a indústria de seguros sairá vencedora. E que apesar do setor nunca ter pretendido ser a resposta para todos os problemas, - porque para a maioria dos contratos as pandemias não são cobertas -, incontáveis eventos associados à pandemia serão indenizados e muitos bilhões de dólares serão transferidos das seguradoras para os seus clientes. A avaliação da prestigiada consultoria prossegue dizendo que no momento em que governos  e empresários buscarem meios para mitigar crises como esta no futuro, a indústria de seguros será um participante-chave nesse diálogo.

O presidente da CNseg, Marcio Coriolano também acredita na resiliência do setor segurador brasileiro e confere à tecnologia um importante papel nesse sentido. Segundo ele, “a tecnologia se espalhou pelas empresas de seguros de uma forma geral, com a disponibilização de canais digitais como aplicativos, chats, grupos de conversas, atendimento online 24h por dia, entre outras, que estão mudando radicalmente a experiência do consumidor. Todos os agentes de atendimento têm mantido contato remoto por meio das mais diferentes ferramentas digitais, que oferecem, ao mesmo tempo, comodidade, agilidade e segurança ao consumidor. Isso vai desde o processo de contratação de coberturas até o apoio ao cliente, no caso de pedido de indenizações. Muitos são os exemplos recentes de prestação de serviços remotos por parte das seguradoras. Além disso, vale lembrar que a telemedicina tem beneficiado clientes dos planos de saúde ao mitigar os riscos de contágio, diminuir a sobrecarga nos hospitais e promovendo a troca de informações entre equipes médicas, paciente e sua família, acelerando diagnósticos e permitindo monitoramento à distância.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 5 de maio, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou em um blog sobre políticas fiscais para a recuperação após a pandemia do COVID-19.
  • No dia 06 de maio, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou que as reuniões do Conselho Ministerial e do Fórum Público da OCDE serão adiadas devido ao COVID-19.
  • No dia 06 de maio, Willis Towers Watson publicou o seu “Quarterly Deal Performance Monitor” para o primeiro trimestre, que mostra um declínio constante no mercado de fusões e aquisições.
  • No dia 07 de maio, Willis Towers Watson publicou uma atualização de 2020 da “Insurance Marketplace Realities Spring”, que examina os desafios enfrentados pelo mercado devido ao COVID-19.
  • No dia 07 de maio, o FMI publicou em seu blog sobre o papel das empresas estatais durante o COVID-19 e seu tamanho de mercado.
  • No dia 07 de maio, a “International Association of Insurance Supervisors” publicou um comunicado de imprensa sobre a facilitação da coordenação global para estabilidade financeira e proteção dos segurados durante o COVID-19.
  • No dia 10 de maio, o G20 publicou um artigo convidando o setor privado a aderir ao plano de ajuda da COVID-19.

Recortes de Imprensa

Coronavírus

CEO da Manulife alerta para 'devastação' se a quarentena do COVID-19 terminar muito cedo (Reuters) O presidente-executivo da Manulife Financial Corp na quinta-feira alertou contra a reabertura de economias fechadas pela pandemia do COVID-19, apesar dos desafios que contribuíram para um declínio de 40% nos lucros do primeiro trimestre para a maior seguradora de vida do Canadá...

Outra seguradora enfrenta litígios sobre as reclamações de BI com relação ao COVID-19  (Asia Insurance Review) Os advogados especializados em seguros Edwin Coe estão se unindo com a Harris Balcombe na liderança dos pedidos de cobertura por perdas em casos de interrupção de negócios contra a Allianz Insurance (Allianz), sob os termos da apólice  Resilience MD&BI.

Mascarado e à distância, o mundo caminha na ponta dos pés para fora do isolamento (Reuters) A Itália e os Estados Unidos estavam entre os países que tentavam amenizar as medidas de isolamento por conta do coronavírus na segunda-feira para reavivar a economia, enquanto as mortes globais ultrapassaram duzentos e cinquenta mil...

Preocupações com a saúde pelo coronavírus superam a preocupação com a economia: pesquisa global (Reuters) Uma maioria substancial das pessoas em todo o mundo deseja que seus governos priorizem salvar vidas ao invés dos movimentos para reativar as economias que estão sendo afetadas por medidas destinadas a interromper a propagação do novo coronavírus, constatou uma pesquisa global...

Escritórios de advocacia no Reino Unido buscam empresas para reclamar contra a Allianz (Reuters) Dois escritórios de advocacia disseram na terça-feira que estavam reunindo empresas no Reino Unido para uma potencial ação coletiva contra a seguradora alemã Allianz, por rejeitar pedidos de cobertura para interrupção de negócios durante a pandemia do coronavírus…

Pesquisa sobre o COVID-19 com o consumidor encontra uma demanda acelerada por produtos de seguros (Asia Insurance Review) Uma pesquisa com o consumidor da Swiss Re sobre o COVID-19 em quatro países da região Ásia Pacifico descobriu que o interesse pelo seguro de vida e saúde aumentou desde o surto do coronavírus. A ansiedade financeira também aumentou e a prioridade agora é…

A Allianz pretende manter dividendos em meio a surtos do coronavírus, disse o CEO (Reuters) O principal executivo da gigante alemã de seguros Allianz (ALVG.DE) disse na quarta-feira que 2020 não será mais um ano recorde de ganhos, mas que a empresa pretende manter seus dividendos mesmo com a ira do surto de coronavírus…

O setor de seguros traz as "boas notícias" em meio ao COVID-19 (Insurance Business Magazine) O coronavírus é amplamente reconhecido como o maior desafio de seguro já enfrentado pelo setor e o custo final das perdas continuam pairando sobre o setor…

MAPFRE aloca mais de 200 milhões de euros para iniciativas de financiamento para o COVID-19 (Asia Insurance Review) Em vista dos efeitos causados pelo COVID-19, a seguradora global MAPFRE prometeu mais de 200 milhões de euros (US $ 216 milhões) para proteger a saúde de seus funcionários, colaboradores e clientes como ajuda na recuperação da econômica e manutenção dos empregos...

Seguradoras requerem prolongamento do “painel judicial de litigância multi-distrito” na cobertura de interrupção de negócios por conta do COVID-19 (Reuters) Dezenas de companhias de seguros, enfrentando uma avalanche de ações por segurados que alegam coberturas negadas indevidamente em casos de interrupção de negócios devido COVID-19, solicitaram ao “painel judicial de litigância multi-distrito” para retardar seu cronograma de informações sobre se os casos…

Grupos de consumidores exigem mais “alívio” do prêmio de seguro de automóvel (Insurance Business Magazine) Grupos de advogados dos consumidores do “Center for Economic Justice” (CEJ) e a “Consumer Federation of America” (CFA) estão pedindo que as seguradoras não apenas aumentem a quantidade de “alívio” do prêmio de seguro de automóvel oferecido para segurados, mas também para…

Tecnologia

Mercado cibernético enfrentará os desafios do COVID-19: “Fitch” (Reinsurance News) As consequências econômicas causadas pela pandemia de coronavírus (COVID-19) provavelmente testarão as recentes tendências de arrecadação de prêmios e a experiência de sinistros no mercado de seguros cibernéticos dos EUA, de acordo com a Fitch Ratings…

Seguradora especializada alerta para riscos cibernéticos elevados do COVID-19 (Asia Insurance Review) A CFC Underwriting emitiu um alerta sobre novos golpes cibernéticos que exploram a pandemia do COVID-19 para direcionar negócios…

O ransomware continua a dominar a discussão cibernética: Aon (Reinsurance News) O ansomware continua a dominar a discussão sobre seguro cibernético, de acordo com a corretora Aon, com o total de incidentes com ransomware subindo 135% no ano passado e as operadoras constantemente enfrentando mais sinistros oriundos desses ataques…

Macroeconomia e Resseguro

Reguladores estimulam seguradoras gerais a se comprometerem com proteções adicionais ao consumidor (Asia Insurance Review) A Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) disse às seguradoras gerais que é importante que elas cumpram os compromissos de proteções adicionais ao consumidor contidas no Relatório Geral de 2020 no Código de Seguros de…

Pesquisa revela que funcionários estão estressados em voltar ao escritório (Asia Insurance Review) Até 93% dos trabalhadores indianos pesquisados dizem ter reservas em ter que voltar ao escritório por medo de sua saúde…

Painel encarregado de elaborar uma apólice padrão de RC profissional (Asia Insurance Review) O IRDAI formou um painel para elaborar uma apólice padrão de responsabilidade civil profissional que cobriria os intermediários de seguros …

Empresa holding da Indonésia apoiará seguradoras estatais: AM Best (Reinsurance News) A AM Best acredita que o futuro estabelecimento de uma holding seguradora pelo governo da Indonésia levará a uma maior governança corporativa das seguradoras estatais…

Outros

Morte do escritório (The Economist) A pandemia de coronavírus acelerou uma revolução no trabalho doméstico, deixando escritórios em todo o mundo vazios. Mas qual era o sentido deles afinal?

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS