Voltar ao topo

Pandemia da COVID-19 pode vir a ser um catalisador para a transformação digital no setor de seguros

Leia este e outros artigos e notícias no Boletim GFIA

08 de Maio de 2020 - GFIA

 

Boletim de Monitoramento | 6 de maio de 2020

O site Reinsurance News publicou um artigo do CEO da empresa Getsafe, declarando que a pandemia da COVID-19 pode vir a ser um catalisador para a transformação digital no setor de seguros. A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, disse que “especialistas já apontam essa pandemia como o prenúncio de uma nova era. Nesses poucos meses, todos foram surpreendidos com os tênues limites entre o poder da natureza, a liberdade de locomoção e uso da tecnologia. E o setor segurador pode contribuir para essa era em três dimensões importantes. A primeira delas é o próprio fundamento dos seguros, que reune pessoas para dividir seus riscos futuros, aprofundando o sentido do mutualismo. A segunda dimensão é da uma nova comunicação digital. As seguradoras já operam digitalmente em todas as suas áreas e, portanto,  podem replicar suas experiências para outras atividades econômicas. A terceira é a utilizaçåo dos métodos de previsão atuarial em um futuro mais incerto. As técnicas do seguro podem ajudar os governos, as empresas e famílias a fazerem melhores previsões”.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 29 de abril, a Presidência do G20 e o Centro de Inovação do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançaram a Iniciativa G20 Tech Sprint, que visa destacar o potencial das novas tecnologias para resolver desafios regulatórios de conformidade e supervisão.
  • Em 30 de abril, na Reunião Virtual Ministerial da Economia Digital do G20, os ministros enfatizaram o papel das tecnologias no combate ao COVID-19 e a futuras pandemias.
  • Em 30 de abril, o BIS publicou um comunicado de imprensa sobre o relatório do Comitê da Basiléia sobre iniciativas financeiras relacionadas ao clima.
  • Em 4 de maio, a Organização para Segurança e Cooperação na Europa publicou um relatório sobre políticas tributárias que são centrais na resposta dos governos ao COVID-19.
  • Em 4 de maio, o Conselho de Estabilidade Financeira publicou um relatório sobre orientações para avaliar a adequação dos recursos para resolução de contraparte central (PCC).
  • Em 4 de maio, a Força-Tarefa de Ação Financeira divulgou uma resposta política às ameaças e vulnerabilidades de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo decorrentes do COVID-19.
  • Em 4 de maio, a Organização Mundial do Comércio publicou um relatório sobre como o COVID-19 afetou o comércio eletrônico, que notou um aumento nos negócios devido ao lock-down e à necessidade de abordar a lacuna digital entre ações.

Recortes de Imprensa - Especial Coronavírus

A Berkshire teria feito um seguro contra pandemia se as pessoas o tivessem solicitado: Buffett (Reinsurance News) Warren Buffett disse que a Berkshire Hathaway teria se disposto a fazer um seguro contra pandemia pelo preço certo, se as pessoas pedissem cobertura…

O COVID-19 será o maior evento da história dos seguros: CEO da Chubb (Reinsurance News)

Evan Greenberg, CEO da Chubb, disse que a pandemia de coronavírus (COVID-19)provavelmente se tornará o “maior evento da história do seguro” depois que todos os custos acima forem somados.

Covid-19: Todos os clientes de automóveis devem receber um desconto? (Insurance Age) Principais seguradoras incluindo Axa, Aviva, Ageas, LV e Zurich respondem com descontos automáticos enquanto os pioneiros  do seguro de automóvel afirmam que o movimento de 25 libras da Admiral não vai longe o suficiente e questões são levantadas sobre o gesto ...

É provável que o surto de coronavírus continue por dois anos, prevêem os cientistas (CNBC) É provável que a pandemia de coronavírus dure entre 18 e 24 meses, cientistas da Universidade de Minnesota previram…

Cenário grave coloca perdas seguradas em COVID-19 (nos EUA e no Reino Unido) em US $ 80 bilhões: WTW (Reinsurance News) Em um cenário grave, perdas do setor de seguros e resseguros em relação à COVID-19 para as principais classes de negócios nos EUA e no Reino Unido (incluindo a London Market) poderiam ser de pelo menos US $ 80 bilhões, de acordo com um relatório da Willis Towers…

A pandemia está fortalecendo a defesa do gerenciamento de riscos nas empresas (Ásia Insurance Review) Segundo uma pesquisa conduzida pelo Institute of Risk Management (IRM), 98% de suas empresas membros ainda estão operacionais, devido à boa tecnologia, boas comunicações e boa liderança…

É difícil projetar um seguro contra uma catástrofe pandêmica, diz Swiss Re (sia Insurance Review) As seguradoras enfrentam uma tarefa árdua ao tentar fornecer cobertura para uma catástrofe pandêmica devido a vários fatores, incluindo dificuldade em estimar as perdas econômicas decorrente de uma pandemia como o COVID-19, de acordo com o presidente da Swiss Re China…

Insureand Go  sob fogo após negar reembolsos relacionados ao coronavírus (Asia Insurance Review) A seguradora de viagens on-line Insureand Go Australia está enfrentando severas críticas e ameaças de ações judiciais após se recusar a reembolsar ou permitir adiamentos de apólices para clientes que não podem viajar devido a restrições e cancelamentos provocados pela…

Seguradoras americanas querem que contribuintes apoiem ??cobertura pandêmica para empresas (Reuters) O setor de seguros dos EUA está promovendo a idia de um plano de seguro apoiado pelo governo federal que ajudaria empresas que, no futuro, sofrerão perdas decorrentes de uma pandemia…

Tecnologia

Reduzindo o atrito no ciclo de vendas de seguros cibernéticos (Insurance Business Magazine) O risco cibernético é um perigo que permeia todas as linhas de propriedade comercial e acidentes seguro…

COVID-19, um catalisador para a transformação digital: Getsafe CEO (Reinsurance News) A pandemia de COVID-19 pode vir a ser um catalisador para a transformação digital no setor de seguros, de acordo com o CEO e fundador da Getsafe, Christian Wiens, que vê a crise como potencialmente benéfica para empresas de insurtech…

AXA XL lança serviço de avaliação de risco virtual chamado "diálogo de risco remoto" (Insurance Journal) A AXA XL Risk Consulting lançou uma nova avaliação de risco chamada Remote Risk Dialogue, para continuar avaliando a prevenção de perdas nos negócios linhas em meio a restrições COVID-19…

COVID-19, um catalisador para a transformação digital: Getsafe CEO (Reinsurance News) A pandemia de COVID-19 pode vir a ser um catalisador para a transformação digital no setor de seguros, de acordo com o CEO e fundador da Getsafe, Christian Wiens, que vê a crise como potencialmente benéfica para empresas de insurtech…

AXA XL lança serviço de avaliação de risco virtual chamado "diálogo de risco remoto" (Insurance Journal) A AXA XL Risk Consulting lançou uma nova avaliação de risco chamada Remote Risk Dialogue, para continuar avaliando a prevenção de perdas nos negócios linhas em meio a restrições COVID-19…

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS