Voltar ao topo

Previsão de crescimento do mercado de seguros deve acelerar este ano na Ásia

Leia esta e outras notícias no Boletim GFIA

21 de Junho de 2019 - GFIA

 

Boletim de Monitoramento | 12 de Junho de 2019

O site Asian Insurance Review publicou matéria prevendo que os prêmios de seguro na Malásia devem crescer de modo acelerado este ano. Aqui no Brasil, o mercado segurador também está otimista com 2019. O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “mesmo com frustração do ritmo de recuperação da economia brasileira, pelas expectativas dúbias da aprovação das reformas pretendidas pelo governo, há perspectiva que o desempenho do mercado segurador em 2019 seja melhor do que no ano passado. A arrecadação dos primeiros quatro meses deste ano, sem Saúde e sem DPVAT, apresentou crescimento de 4,9% quando comparada com igual período de 2018. O comportamento, entretanto, não é homogêneo entre os diversos ramos e segmentos, reflexo da conjuntura econômica e das preferências dos consumidores em tempos de seletividade.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 4 de junho, o Conselho de Estabilidade Financeira (Financial Stability Board - FSB) publicou o guia “Overnight Risk-Free Rates” (RFRs*) sobre taxas livres de risco *A taxa livre de risco (RFRs) é a taxa de retorno de um investimento sem risco de perda.
  • Em 4 de junho, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou seu relatório anual de 2019.
  • No dia 5 de junho, o FSB publicou um Relatório da força-tarefa sobre as divulgações financeiras relacionadas ao clima (TCFD).
  • No dia 6 de junho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou seu gráfico da semana sobre o surgimento de grandes empresas.
  • Em 6 de junho, o FSB publicou um relatório sobre tecnologias financeiras descentralizadas.
  • No dia 7 de junho, o FSB divulgou uma consulta pública sobre a avaliação dos efeitos das reformas regulatórias sobre o financiamento de pequenas e médias empresas (PMEs), que foi entregue aos ministros das finanças e aos governadores dos bancos centrais do G20 para sua reunião em Fukuoka nos dias 8 e 9 de junho.
  • No dia 8 de junho, o FMI publicou as observações iniciais de sua diretora, Christine Lagarde, entregues no seminário do G20 em Fukuoka, no Japão, sobre os próximos passos para a cooperação internacional em tecnologia financeira.
  • No dia 8 de junho, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um relatório fiscal de seu secretário-geral, Ángel Gurría, apresentado aos ministros das Finanças do G20 em Fukuoka, no Japão.
  • No dia 10 de junho, o FMI publicou as declarações de Tao Zhang, seu vice-diretor geral, entregue em Vilnius, na Lituânia, sobre o equilíbrio entre as oportunidades e os riscos das fintechs.
  • Em 10 de junho, o G20 publicou os resultados da reunião ministerial sobre comércio e economia digital, realizada em Tsukuba, no Japão.
  • Em 10 de junho, o G20 publicou o comunicado dos ministros das Finanças e dos diretores dos bancos centrais que ocorreu em Fukuoka, no Japão.
  • No dia 12 de junho, o FMI publicou um documento sobre as tensões comerciais e cadeias internacionais de valor sob o ponto de vista europeu.
  • Em 12 de junho, o FMI publicou o discurso de sua diretora administrativa, Christine Lagarde, sobre a prosperidade e resiliência das economias da Europa Central, Oriental e do Sudeste (CESEE) em uma mudança paisagem comercial.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

IA levanta preocupação sobre a criação de perfis de lucro por seguradoras (Asia Insurance Review) Um centro jurídico com foco em relações de consumo expressou preocupação com a ascensão da IA em FinTechs, pois pode haver um aumento dos casos de "perfilação para lucro" dos consumidores e incorporação de e modelos de discriminação de preços excludentes em serviços financeiros, incluindo seguros…

Os produtos de seguro cibernético devem se tornar mais padronizados? (Canadian Underwriter) Quão longe é o setor de seguros canadense em termos de padronização dos produtos cibernéticos?

Austrália vê primeira seguradora oferecendo serviço integrado ao Google Assistant (Ásia Revisão de Seguros) Como parte de sua oferta de atendimento ao cliente, a Real Insurance Australia introduziu um aplicativo do Google Assistant que responde especificamente a perguntas importantes sobre seguro de vida por meio do dispositivo móvel Android ou do alto-falante inteligente do Google, em qualquer lugar e hora ...

Seguradora britânica realiza com a Amazon o primeiro acordo blockchain (Reuters) A seguradora britânica Legal & General se uniu à Amazon para estabelecer  o primeiro sistema de blockchain para planos de pensão corporativos ...

Macroeconomia e Resseguro

Os setores de seguros ficam bem capitalizados, com o índice médio de solvência excedendo 200% (Asia Insurance Review) As taxas de solvência das seguradoras e resseguradoras chinesas declinou em 2018, mas aumentou para seguradoras de danos e responsabilidades (P & C), segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira da Moody's Investors Service  ...

Secretário do ex-vice ministro é preso por suborno sobre a participação em seguradora (Ásia Revisão de Seguros) Um secretário do ex-vice ministro das Finanças, Zhang Shaochun, foi considerado culpado de receber CNY 600.000 (US $ 87.000) em propinas, condenado a dois anos de prisão e multado em CNY 200,000, segundo anpuncio realizado por um tribunal intermediário de Pequim …

Regulador chinês simplifica transações para seguradoras (Insurance Business Magazine) A Administração Estatal de Divisas Estrangeiras da China (SAFE), que regulamenta as transações de divisas no país, facilitou às empresas de seguros a transferência de capital nas moedas de seus países de origem ...

Aumentos nas taxas de prêmio de seguros de automóveis devem entrar em vigor no dia 16 de junho (Asia Insurance Review) A IRDAI aumentou o prémio de seguro automóvel de terceiros (TP) para pequenos e médios carros particulares com capacidade de até 1500cc por 12-12,5%. As novas tarifas passam a valer a partir do dia 16 de junho…

Governo contribui com 50% para o regime de pensões destinado a lojistas e comerciantes autônomos (Ásia Revisão do Seguro) O novo governo indiano, liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, aprovou em sua primeira reunião de gabinete na última sexta-feira um novo plano de aposentadoria que é destinado a lojistas, comerciantes de varejo e autônomos ...

Liberalização em Mianmar é um benefício para as seguradoras - relatório (Insurance Business Magazine) Os esforços de Mianmar para abrir seu mercado de seguros oferecem oportunidades significativas de crescimento para seguradoras a curto e longo prazo, de acordo com um relatório sobre o setor de seguros do país …

Regulador chama atenção para a obsessão por seguros de vida em Taiwan (Bloomberg) O principal regulador financeiro de Taiwan está pedindo que as pessoas parem de usar seguro de vida como forma de para ganhar dinheiro e ele aponta para sua própria família como parte do problema ...

A corretagem ainda é o modelo de de compras de seguros preferido pelos indianos (Asian Insurance Review) Mais da metade (55%) dos clientes indianos ainda preferem comprar produtos de seguro com agentes / corretores…

Wellington forma força-tarefa para enfrentar aumentos nos prêmios de seguro (Asia Isurance Review) Wellington, a capital da Nova Zelândia, está formando uma força-tarefa para mercado de seguros em meio a aumentos de prêmios que atingem as empresas com dificuldade…

Previsão de crescimento do mercado de seguros deve acelerar este ano (Asian Insurance Review) Os prêmios de seguro na Malásia, que registraram um sólido crescimento de 4,6% no ano passado, verão o crescimento acelerado este ano para mais de 6% …

Outros

Interdependências globais estão criando uma "nova era de responsabilidade", diz Russell Group (Resseguro Notícias) A falta de disciplina de subscrição, regulação do mercado, deficiências na gestão da exposição ao risco e crescentes interdependências globais estsão ameaçando re / seguradoras com uma “nova era de responsabilidade”, segundo analistas…

O crescimento global continua a enfraquecer, confirma o relatório do Banco Mundial (Euractiv) Depois do FMI e OCDE, o Banco Mundial também cortou suas previsões de crescimento para 2019. Incertezas sobre o comércio e investimento estão na raiz desta desaceleração, que também está afetando a zona euro…

Renovar depois de um desastre natural? Planejamento é fundamental (Reuters) Para a família Parkers, de Houston, Texas, não haverá férias de verão este ano, porque eles ainda estão pagando as despesas deixadas pelo furacão Harvey de 2017…

As empresas estão atrasadas em divulgações relacionadas ao clima - Força-Tarefa do G20 (Reuters) As empresas não estão divulgando detalhes suficientes sobre como estão expostas aos riscos potenciais da mudança climática, informou uma força-tarefa global disse em um relatório na quarta-feira ...

Corpo de seguros desenvolve aplicativo de risco climático (Asia Insurance Review) The Insurance Council of Australia (ICA), que representa as seguradoras gerais no país, desenvolveu um aplicativo inovador de telefone celular e tablet, chamado MyHazards, que resume os riscos severos relacionados ao clima e aos desastres naturais que poderiam…

As plataformas de seguros precisam ser simplificadas antes de avançar para o novo futuro brilhante (Insurance Business Magazine) Desinvestimento, ou a venda de ativos em dificuldades e empresas, ganhou força desde a crise financeira de 2008, apesar de um relatório recente mostra que os motoristas que pressionam as empresas a se desfazer não são mais auxílios estatais obrigatórios ...

Reguladores financeiros são saudados pela liderança em ações de risco climático (Asia Insurance Review) Os reguladores financeiros da Austrália estão assumindo a liderança em um esforço global para colocar o risco climático no cerne da supervisão financeira, Jonathan Dixon, secretário-geral da Associação Internacional de Supervisores de Seguros, disse…

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS