Voltar ao topo

Regulador indiano atua contra revendedores de automóveis que vendem seguro sem licença

Leia esta e outras notícias no mais recente Boletim GFIA

16 de Abril de 2019 - GFIA

Boletim de Monitoramento | 09 de abril de 2019

Nesta edição do Boletim GFIA, matéria da Asia Insurance Review aborda a ação de entidade regulatória do setor segurador indiano reprimindo a comercialização de seguros automotivos no país sem a devida autorização.

No Brasil, também enfrentamos problema semelhante e, a esse respeito, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirma: “Há vários anos associações de proteção veicular, e de outros bens e serviços, atuam à margem da regulamentação que atinge as seguradoras, isto é, sem as mesmas garantias, como por exemplo, a exigência da formação de reservas técnicas para fazer frente aos riscos assumidos. Por isso, o Projeto de Lei (PL) que regulariza associações e cooperativas que oferecem proteções de patrimônios e rendas é de extrema importância para proteger o consumidor e garantir a concorrência sadia no setor segurador”.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 2 de abril, o Financial Stability Board (FSB) publicou as observações feitas por seu presidente, Randal K. Quarles, sobre os três princípios para preservar a relevância e vitalidade do FSB: engajamento, vigilância e análise.
  • Em 2 de abril, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou um comunicado de imprensa sobre a perda de dinamismo no crescimento do comércio global, à medida que as tensões comerciais persistem.
  • No dia 3 de abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou em seu blog uma matéria sobre por que o investimento pode estar sob ameaça.
  • Em dia 3 de abril, o FMI publicou em seu blog uma matéria sobre como as forças econômicas, e não as tarifas, impulsionam as mudanças nos saldos comerciais.
  • No dia 5 de abril, o FSB publicou um diretório contendo os reguladores de ativos criptográficos.
  • No dia 8 de abril, o Grupo de Ação Financeira (FATF) publicou seu relatório, destinado aos ministros das Finanças e aos presidentes dos bancos centrais do Grupo dos 20 (G20), estabelecendo o trabalho contínuo do FATF em combater a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

Falha em escalar a tecnologia de automação está dificultando retornos, KPMG alerta empresas (The Actuary) O forte investimento em tecnologia de inteligência artificial (IA) não conseguiu entregar retornos suficientemente rápidos, com muitos projetos presos no “modo piloto” à medida que as empresas lutam para aumentar a escala …

IUA comissiona pesquisa sobre guerra cibernética e formulação de políticas (Commercial Risk Europe - Registre-se gratuitamente para ler este artigo) O mercado de Londres está pronto para realizar uma análise da guerra cibernética, como isso afeta os seguros e se as formulações de políticas estão à altura…

O LockerGoga ransomware ameaça as empresas industriais com o “caos”, dizem os especialistas (Reinsurance News) O LockerGoga, a linhagem de ransomware suspeita de estar por trás do recente ataque Norsk Hydro, utiliza uma invasão incomum…

Macroeconomia e Resseguro

Mercado de seguros asiático "insustentável" em meio a crescentes riscos de grande escala (The Actuary) Um número crescente de riscos grandes e complexos tornou insustentável o mercado asiático de seguros comerciais, segundo alerta da Willis Towers Watson (WLTW)...

A Ásia deve aproveitar o seguro para desenvolver resiliência, diz ADB (Insurance Business Magazine). Em meio a crescentes perdas de desastres na região, as economias em desenvolvimento da Ásia precisam urgentemente construir sua resiliência através de um melhor planejamento, deixando de lado ...

Regulador atua contra revendedores de automóveis que vendem seguro sem licença (Asia Insurance Review) O regulador de seguros da Índia está reprimindo os revendedores de automóveis que vendem apólices de seguro automóvel sem uma licença válida do Provedor de Serviços de Seguro Automóvel (MISP) ...

Regras preliminares emitidas para pagamento de sinistros em parcelas (Asia Insurance Review) Os segurados de planos de seguro de saúde com base em benefícios pessoais e acidentes em breve podem optar por receber sinistros em prestações regulares ou uma quantia total …

Governo irá nomear quais serão as seguradoras estrangeiras responsáveis por comercializar as licenças de seguros mais cobiçadas (Asia Insurance Review) O Ministério de Planejamento e Finanças do Mianmar divulgará a lista de companhias de seguros de vida integralmente estrangeiras em 5 de abril, de acordo com um comunicado oficial…

Outros

Os modelos financeiros não substituem o bom senso (Bloomberg) Há um grande problema com a noção de que a volatilidade é risco, conforme defendido por Peter Bernstein em seu livro clássico “Capital Ideas”…

Renascimento ou indulto? A economia global envia sinais mistos (Bloomberg) A economia global está parecendo menos sombria do que há algumas semanas. Ainda pode não ter resistência para estender uma recuperação que mostre sinais de idade ...

CONTEÚDOS RELACIONADOS